segunda-feira, 28 de março de 2011

Onde está o seu tesouro? Mateus 6.19-21


Texto Bíblico:
19 “Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. 20 Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. 21 Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. (BÍBLIA NVI)

          A maioria das pessoas interpreta esse texto de maneira equivocada, pois acreditam na existência de dois tipos de tesouro: um da terra e outro do céu. “Em que os bens materiais (como casa, carros e jóias) são considerados riquezas da terra, e os bens imateriais (como caráter, liberdade, alegria) são chamados tesouros do céu. Mas Jesus não fez a distinção entre tesouros da terra e tesouros do céu. Jesus falou de tesouros na terra e tesouros no céu. Ele não fez distinção entre riquezas, mas sim entre lugares onde essas riquezas estão armazenadas ou guardadas: na terra ou no céu.”¹
          Acredito que essa dicotomização é fruto da nossa tendência de separar o mundo visível do invisível. Nesse caso, o material do espiritual. Esse modo de pensar leva as pessoas há praticarem no mínimo dois gravíssimos erros. O primeiro erro é condicionarem a saude de sua alma e de seu espírito ao acúmulo de riquezas materiais, elas dizem: “eu só serei feliz se...”. O segundo é buscarem uma religião ou uma espiritualidade com a finalidade de adquirir alguma coisa, sobre tudo, dinheiro.
          O resultado desse pensamento equivocado é descrito pelo Apóstolo Paulo em sua segunda carta a Timóteo quando afirma que: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder.
          Para vermos tais coisas não é preciso ir longe, basta olharmos a quantidade enorme de igrejas que só falam em dinheiro, ou como eles dizem “vida financeira, prosperidade, vida vitoriosa”, a única mudança que se promete é o saldo da conta bancária, mas compromisso sério com Deus, nada! Outras oferecem diversão aos Jovens e Adolescentes, músicas, danças, shows e tudo quanto o “mundo gospel” puder oferecer, e conhecimento de Deus nada!
          Não é errado acumular tesouros, o cerne da questão é onde eu vou guardar o meu tesouro! Jesus estava nos alertando contra aquilo que pode dominar o nosso coração. Pois onde estiver o nosso tesouro lá estará o nosso coração.
          Você deve está se perguntando – como posso acumular tesouros no céu? Uma das maneiras mais eficazes de acumular tesouro no céu é a doação, o desapego às coisas que se tem, pois assim se um dia perdermos os nossos bens materiais adquiridos aqui na Terra estaremos certos que o nosso maior tesouro, que a nossa alma, estará nas mãos de nosso Redentor.
          Agindo assim poderemos Viver e não apenas lê ou deixar a Bíblia aberta no Salmo 23, pois quando temos a consciência iluminada pelo Evangelho, Jesus se torna verdadeiramente o Nosso Bom Pastor e nada nos faltará, ou melhor, nada terá o poder de nos aprisionar, posto que situação nenhuma será forte o bastante para nos separar do amor de Deus.
          Aqueles que assim procedem sabem que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, e aprenderam a buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e sua Justiça. E sabem, também, que Deus suprirá todas as suas necessidades. Amém!
                                                                                                                              Jonas Lima da Silva
 1-
-->Trecho extraído do Livro “vivendo com Propósitos” de Ed René Kivitz, p.195.
Postar um comentário