terça-feira, 1 de outubro de 2013

Pregação Cenáculo

*Esse dia que ministrei na Congregação Cenáculo - IEADSAN, foi constrangedor e maravilhoso, fui obrigado a trocar de camisa na hora do culto porque minha camisa NÃO era de crente (Risos). E um amigo muito querido que mora próximo a congregação me empretou uma camisa (feia), mas de crente... aí o restou é história...
Pregação Cenáculo
[...] Sabe quem é que Deus procura? Sabe quem é que Deus procura? Deus procura aquele que tem o coração contrito, aquele que se humilha na presença D’Ele... Esse encontrará Deus! E Deus se fará conhecido por ele, e Deus morará nele!
Não há segredo... Religião não pode; teólogos não podem. Criamos a religião, quisemos prender Deus em caixas. Mas um dia uma Voz surgiu na história, e rompeu com os paradigmas da religião. Quem foi que rompeu? Jesus Cristo rompeu quando Ele disse certa vez a Felipe [discípulo] em João Cap. 14 versículos 7 a 10. Felipe disse a Jesus: - Jesus mostra-nos o Pai e isso nos basta!
Jesus olhou para ele e disse: - Felipe, quem vê a mim vê também o Pai. Porque eu estou no Pai e o Pai está em Mim, e se vocês me conhecem, vocês guardaram os meus mandamentos. E o meu mandamento é este: - Que amai-vos uns aos outros como eu vos amei!
Jesus muda a polaridade do relacionamento com Deus. Pra conhecer Deus a religião dizia vai... Procure e você vai encontrar... Está aqui os estatutos da religião, siga isso, passo um, passo dois, passo três... e você se tornará o melhor. O Apóstolo Paulo fez isso, mas ele disse: - tenho como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus o meu Salvador... Se eu tiver que sofrer, eu vou sofrer. Se eu tiver que ter as marcas de Cristo em meu corpo, eu vou ter. Mas eu não abro mão de uma coisa – pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus!
Sabe de uma coisa? Não tem segredo, a religião quis complicar. Mas Cristo mudou a polaridade do sistema. Não é mais por cima, o relacionamento meu com Deus não é mais por cima [por leis, por estatutos, por dogmas religiosos...]. A minha relação com Deus agora é por baixo...
A minha relação com Deus depende da minha relação com o meu irmão.
Disse João que só podemos amar Deus, se amarmos o nosso Próximo, 1ª carta de João cap. 4.7-21. Está escrito: Se você não ama o seu irmão que você vê, jamais amará a Deus que você não vê. Antes disso João fala: - Sabe como é que vamos conhecer Deus? Amando Deus.
E como eu amo Deus?
Ame o seus Próximo como a si mesmo!
Mas quem é o meu Próximo?
Leia a Parábola do “bom Samaritano” e Deus vai romper todos os dogmas da religião sobre o Próximo. Porque o herói da história é a antítese daquilo que eu como religiosos ou que os Judeus Fariseus da época, julgavam ser correto, julgavam ser santo. O samaritano é escória, os samaritanos tinham outros deuses, os samaritanos adoravam no Monte Gerezim, os samaritanos tinham profanado a religião judaica quando eles foram levados pro cativeiro, e se misturam com outros povos adorando outros deuses, e se casando com outras pessoas que eram de outros reinos, que eram pessoas que tinham outro deus – que não era o Deus de Israel.
Olha pra cá, Jesus olhou e disse você tem que amar esse camarada aí: o samaritano. O samaritano amou o judeu que persegue ele. O judeu perseguia o samaritano. Chegou um período que os sacerdotes falavam: - Olha povo de Israel, não durmam ante de estender as mãos pra Samaria e amaldiçoe os samaritanos pelo menos uma vez no dia. Eles não têm salvação!
Sabe que o que Jesus fez? Ele Contou a parábola do “bom samaritano” para desfazer o paradigma criado do próximo.
“O meu próximo é aquele pelo qual eu posso tirar vantagem”.
“O meu próximo é aquele que me oferece algo”.
“O meu próximo é aquele que está do meu lado”.
“O meu próximo é aquele que não chama a minha atenção”.
“O meu próximo é aquele pelo qual eu posso barganhar algo com ele”.
“O meu próximo é aquele pelo qual tem algo pra me oferecer seja material ou sentimental”.
Olha pra cá, o teu próximo é o teu inimigo, é teu irmão, é teu parente, vizinho, é o SER HUMANO!
Deus não faz acepção de pessoas, Deus não faz acepção de pessoas, DEUS NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS!!!
Não há branco, não há preto! Há Ser Humano!
PORQUE TOD@S NÓS SOMOS FEITURAS DE DEUS.
[Falta terminar de digitar]

Limax.produções, 2013
Postar um comentário